quinta-feira, 10 de maio de 2012

A desfolhada


A desfolhada

Durante o dia se apanham
bem maduras elas estão.
À noite desfolhá-las vão.
Família e vizinhos se juntam,
e em redor delas vão cantando
Coisas da vida, numa canção.
Uma a uma para o cesto atirando
Que de seguida para o canastro vão.
Quando termina, o descanso apetece.
Para a despedida vinho e pão
a todos se oferece.
A desfolhada é uma actividade rural que consiste em tirar o "folhelho" que envolve a espiga de milho. Futuramente vou colocar uma foto que ilustra melhor para quem nunca tenha participado numa. Nos meios rurais essa actividade fazia-se à noite, juntando as famílias do lugar. Digo fazia-se dado estarem a desaparecer devido às mudanças que estão a acontecer: o abandono da prática da agricultura de forma tradicional. É relativamente fácil ouvir falar desta tradição: eu vivia. Os meus pais ainda fazem uma ou duas desfolhadas por ano.A entre-ajuda sempre foi fundamental para que as pequenas comunidades rurais sobrevivessem ao longo dos séculos. Ter o canastro ou espigueiro cheio representava pão para a família para o ano inteiro. Os termos que uso são os tradicionais. Podem não estar em nenhum dicionário escrito mas fazem parte do universo em que nasci, cresci e desejo estar.

2 comentários:

  1. "À noite depois da ceia
    Principia a desfolhada
    Para brio desta aldeia
    Só acaba de madrugada"

    Que bom relembrar!
    Este "post" levou-me até ao tempo em que ia às desfolhadas dos meus avós, maternos e paternos. Eram sempre noites muito animadas!! Nesse tempo era criança ( quase tanto como o que sou hoje, ehehe) mas as lembranças continuam bem vivas. Recordo-me da curiosidade, e de algum receio, ao ver chegar os "serandeiros" e das suas travessuras. E lembro-me muito bem de jogar "à sapata" e acertar com a dita no traseiro de quem passava dentro da roda... brincadeira que muito me fazia rir, menos quando tinha que "ir ao meio". Lembro-me que cantavamos canções tradicionais enquanto desfolhavam o milho ( e eu me divertia a atirar "folhelho" aos demais).
    E claro, no fim não faltavam os figos e outros petiscos áqueles que ajudaram na tarefa.
    Muito bom lembrar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Este pequeno texto é das minhas pequenotas de um trabalho para a escola. Elas conhecem a desfolhada modelo "ligth". Quero dizer, sem os costumes de outrora como bem mencionaste. Lembro as desfolhadas de várias épocas: quando era pequenino e já maior. Em pequeno o espírito era de ajudar no canastro e fazer o que nos mandavam. às vezes escapávamos em pequenas fugidas para ver os serandeiros a chegar, tentar descobrir de quem se tratava. Quando maior já se procurava ficar ao pé desta ou daquela, os primeiros namoricos. O jogo da sapata conheci em Rossas numa desfolhada em casa da Belmira, onde combinei encontrar-me com a Cristina. Não gostei muito pois na altura fiquei com ciumes dos que andavam no meio e "apalpavam as pernas" à "minha miúda". Coisas da vida, não há que ter vergonha. Obrigado por leres os meus textos.

      Eliminar