terça-feira, 8 de maio de 2012

Familia


O Melhor Do Mundo é a Família

            Ao olharmos à nossa volta é fácil aperceber-nos de que em todas as espécies há formação de grupos com uma hierarquia bem definida. Essa organização tem em vista a defesa de todo o grupo contra eventuais predadores, a procura mais fácil de alimento, entre outros. Na espécie humana o espírito familiar é um exemplo disso mesmo.
            A família é a base de toda a sociedade no seu todo mas também individualmente na formação da personalidade do indivíduo. Na nossa sociedade constituir família é muito mais do que apenas procriar. Ao reflectirmos sobre a nossa existência sentimos que desde o primeiro momento após a concepção, todos os cuidados e atenções dos progenitores se concentraram em nós. Todos esses cuidados e atenções por parte dos pais fazem com que o nosso desenvolvimento se faça de uma maneira harmoniosa.
            É bom percebermos que a nossa alimentação, o nosso conforto, a nossa saúde são importantes, mas não é menos importante os carinhos e afectos que recebemos desde que nascemos por parte da nossa família. São esses estímulos que nos fazem sentir amados e protegidos. É no ceio de todo este emaranhado de sentimentos e dedicação que vamos crescendo e aprendendo. De uma forma natural vamos interiorizando e valorizando todas estas vivências.
            Os laços familiares unem todas as gerações, pais, filhos, avós. É comum os avós ajudarem os filhos a criar os netos. Eu mesmo tenho prazer eu conviver com os meus avós. Quando era mais pequeno passava bastante tempo com eles. Aliás, foi o meu avô que me ensinou a jogar cartas.
            Quando estou doente, sinto que os meus pais largam tudo para cuidar de mim. Os filhos em muitas circunstâncias são a razão maior da existência dos pais. Sinto necessidade que eles sintam orgulho em mim. Desejo que se um dia tiver um filho que os sentimentos sejam os mesmos.
            Quando um filho precisa de ajuda, os pais estão sempre disponíveis. Um bom exemplo disso mesmo, é este texto, realizado no meio de uma conversa entre pai e filho.
            Todos nós desejamos ser amados. A família é o nosso melhor refúgio em todos os momentos da vida. É fundamental que todos cresçam numa verdadeira família. E entenda-se com isto que o espírito familiar pode estar presente de diversas formas, o importante é que ele exista nas nossas vidas, porque a Família é a melhor coisa do Mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário