terça-feira, 8 de maio de 2012

Meu Pé de Laranja Lima


Meu Pé de Laranja Lima

         Meu Pé de Laranja Lima, é um livro escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado em 1968. Eu li a edição número 63, publicada em 1989.
         O livro gira à volta de Zezé e a sua família. Este no fundo é um retrato social de uma família pobre brasileira. Naquele tempo existiam bairros pobres. Zezé (protagonista e narrador) numa passagem faz alusão a um medo seu, que me marcou. Ele diz que tem medo de ser atropelado, porque depois no médico vão-se aperceber que este tem a camisola interior rota. Como Zezé, hoje em dia, as pessoas tem vergonha e sentem-se embaraçadas a quando passam por pobres. Muitas vezes associamos dinheiro a felicidade, e isto nem sempre corresponde à verdade. Zezé teve de crescer depressa, para ajudar os pais. Ou seja, teve uma infância muito curta, “ …é que a mim contaram as coisas muito cedo”. A necessidade de sobreviver, fez com que Zezé tivesse de enfrentar o mundo muito cedo. No livro ele diz que sente saudades de quando era menino. Mesmo tendo uma vida quase miserável do ponto de vista económico, ele tinha uma vida cheia de emoções. As lembranças ou as memórias são construídas sobre sonhos ou brincadeiras de fantasia. O seu mundo mágico era o seu quintal, onde partilhava toda a sua vivência com o seu “melhor amigo”: O Seu Pé de Laranja Lima.        
         Este livro é muito interessante pois mostra-nos uma perspectiva emocional da vida. Ele passa uma mensagem muito forte na valorização das emoções e memórias de infância. É um livro diferente. José Mauro de Vasconcellos descreve ao pormenor toda a vivência familiar, os conflitos, as brincadeiras, as dificuldades, as relações pessoais... Na minha opinião o autor consegue “colocar” o leitor dentro do livro, quase que o tornando um observador da história em si. Aconselho a leitura porque é um livro fácil de ler, mas ao mesmo tempo muito interessante em termos de compreensão.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário