terça-feira, 8 de maio de 2012

Vida


Vida

        Com esta evolução da sociedade, a população tem tendência a aglomerar-se nas grandes cidades. O êxodo rural está a aumentar. As pessoas abandonam as aldeias à procura de melhor qualidade de vida. A maior parte dos cidadãos associa melhor qualidade de vida a mais dinheiro. É verdade que o dinheiro pode dar-nos muita coisa. Mas nem sempre mais dinheiro é sinónimo de maior qualidade de vida.
        Se eu pudesse desenhar a minha vida, que quadro pintaria? Não estou certo ainda dos elementos a colocar na tela. Os tons que escolheria para os encher de vida. Talvez ainda seja cedo para saber, perceber, conceber um sonho completo.
        Vivo numa aldeia. Gostaria que ela fosse a minha cidade, cheia de gente… Não quero sentir que um dia me vou sentir só, numa aldeia vazia. Será que um dia a vida me levará para longe da minha aldeia? Resistiria, sentiria saudades? Ou apenas seria mais uma folha que o vento levou? Onde estaremos todos nós daqui a alguns anos?
        Todos temos sonhos guardados dentro de nós. Pequenos tesouros que tentamos esconder, até de nós próprios. Por vezes temos a coragem de os trazer á luz do dia e lutar por eles. Na maior parte das vezes acomodar-nos ao que a vida nos dá. A mensagem de Deus é clara: Não devemos enterrar os valores que ele nos deu. “Todos temos um dom”, como alguém um dia me disse. Oxalá cada um de nós descubra o seu, e o saiba valorizar e usar em seu proveito e de toda a Humanidade.
        Longe ou perto, dispersa ou num aglomerado, que a nossa vida tenha momentos de muita felicidade e que o tempo não apague as cores quentes da aguarela que vamos pintando.


Agradecimento: ao meu filho que me deixou participar na elaboração deste texto que ele apresentou para a catequese. O texto é dele com a minha participação como pai e amigo, numa conversa de sofá.

1 comentário:

  1. Tenho um enorme orgulho e prazer em dizer que o melhor texto que li até hoje é de tua autoria, Pai. - Este mesmo, que acabei de comentar. :)

    ResponderEliminar